Chaves da Consciência: A Responsabilidade para uma Vida Livre

Para muitos de Nós, a Responsabilidade é um dos conceitos que pode ser mais difícil de assimilar e, de certo modo, até pode parecer um contrassenso. Como é que a Responsabilidade pode ser a chave para uma Vida Livre? Como é que ela nos pode realmente libertar?
Segundo o dicionário português, Responsabilidade é a qualidade de ser responsável; de responder perante algo ou alguém pelas próprias ações ou até mesmo pelas que nos são alheias.
Neste contexto, ficamos com a sensação de que quando assumimos a Responsabilidade por algo ficamos presos/amarrados a esse algo que acontece e que iremos suportar todas as consequências que lhes são inerentes. Por muito que eu gostasse de dizer que isto é mentira, a verdade é que não é. É inteiramente verdade. Esta é, sem dúvida alguma, uma das verdades mais duras e difíceis de assumir quando empreendemos na nossa Jornada do Despertar. E porquê? Porque ao assumirmos a Responsabilidade por tudo o que acontece na nossa Vida, estamos a assumir o nosso Poder Pessoal. Saímos do lugar de eternas vítimas e passamos para o lugar de cocriadores da nossa realidade. E é aqui que se dá o “click”; aquele “click” extremamente doloroso de encaixar na nossa mente de vítima, de que o que nos acontece na nossa Vida foi criado por nós em algum momento. Bom, esta é a parte menos simpática. Já a parte maravilhosa é aquela em que compreendemos que se fomos responsáveis por criar todas as situações dolorosas que temos na nossa Vida, então também temos a Capacidade de (a Chave para) criar situações harmoniosas, tranquilas, felizes e cheias de paz.
Isto é uma coisa que nos pode arrebatar por completo, que nos pode tirar o chão por uns tempos. Às vezes, até lutamos contra esta verdade, gradualmente vamos conseguindo assumi-la aos poucos em diversas áreas da nossa Vida. No entanto, nem sempre o fazemos em todas as áreas da nossa Vida pois isso implica mexer em assuntos/temas que consideramos ainda como “tabu”. Existe aquele velho ditado popular que diz: “Quando mais se mexe na Me**a, mais mal ela cheira”. No entanto, a verdade é que por vezes é necessário mexer nela para a limparmos por completo e, assim, ter a oportunidade de semear algo leve e maravilhoso na nossa Vida sem “Ervas Daninhas”.
Por último deixo a seguir duas perguntas para tu mesmo te questionares e refletires sobre elas:
- Qual é a área da tua Vida em que neste momento te pede que assumas a tua Responsabilidade?
- Qual é a área da tua Vida que necessita de mais transformação?
Assim, é por aqui que vais começar a assumir aos poucos o teu Poder Pessoal. Um enorme bem-haja!