Dia 13: Número 13
Trivialmente e vulgarmente a sociedade agrega o número 13 ao AZAR.
O conceito de azar traduz-se, por uma má sorte, uma desgraça, uma fatalidade, contratempo, casualidade ou falta de êxito na execução de um objetivo.
Culturalmente associa-se à má sorte ou falta de sorte; também se expressa muito com simbologias e crenças tais como:
- Sair de casa a uma sexta-feira 13 e cruzar com um gato preto, é o cúmulo dos azares, pois associa-se às bruxas da idade média acredita-se que eles são as bruxas transformadas em animais;
- Há quem não se sente há mesa com 13 pessoas, pois morre a pessoa com mais idade;
- Partir um espelho atrai sete anos de azar;
- Abrir um chapéu-de-chuva dentro de casa também atrai o azar,
- Passar por debaixo de uma escada também trás azar,
- O noivo não pode ver o vestido da noiva antes do casamento senão avoca azar para a relação,
- Celebrar o dia de aniversário na véspera também trás o azar, pois o nosso anjo da guarda está ao nosso lado no dia em que nascemos e cada vez que é celebrado o nosso aniversário ele está connosco.
- Varrer os pés a outra pessoa arrasta azar para essa pessoa pois ela já não se casa;
- Entornar o pacote de sal também contempla azar à vida: salga-a.
O número 13 não é só AZAR; 13 são os números apóstolos de Jesus Cristo, ele é o 13. A Nossa Senhora de Fátima apareceu aos três pastorinhos sempre em dias 13. Em termos de numerologia, o número 1 significa coragem, o 3 liberdade e se somarmos 1+3=4, significa honestidade, empenhamento e determinação. Se observarmos com atenção estes números sugerem-nos uma coragem, liberdade, honestidade, empenhamento e determinação ou seja este número evoca-nos aos extremos, a situações desafiadoras.
O 13 está associado a crenças e superstições do povo. Mas, não as deixam passar e não as deixem perder porque são estas pequenas “coisas” que são a cultura do nosso povo, que nos carateriza. Passem-nas aos vossos filhos, netos, sobrinhos e amigos.