Essência vs. Personalidade
Muitas vezes confundimos aquilo que somos (essência) com aquilo que pensamos ser (personalidade), também costumamos associar a nossa maneira de estar na vida, que diversas vezes é só o nosso comportamento, com a essência. Iludimo-nos muitas vezes e criamos assim, uma falsa imagem de quem realmente somos.
Assim sendo, a Essência é o teu carácter, é construída por todos os teus valores e princípios, dons e talentos inatos, aquilo que nasceu contigo, a essência se expressa de forma genuína.
A personalidade é criada pelo ego que se forma através da experiência de vida, por todo o conjunto de crenças, hábitos e padrões que fomos adquirindo ao longo da vida e logo desde o ventre materno.
Ao longo da caminhada, a nossa personalidade ganha força e a nossa essência é praticamente anulada e esquecida. Perdemos a nossa capacidade de olhar para nós com amor e compaixão, damos muita importância ao ego, que é a voz do julgamento, da autocrítica, da autopunição e assim se afastamos cada vez mais da nossa essência, gerando insatisfação e frustração na nossa vida.
Para restabeleceres o equilíbrio em ti, é crucial que vás buscar a tua essência, que busques saber aquilo que verdadeiramente acreditas e és no teu coração. É preciso trazer clareza quanto aos teus valores, princípios e limites e agir de acordo.
Se estás insatisfeito com a vida, se acreditas seres assim, mau feitio e isso te gera desconforto e mal-estar, tens vícios e instabilidade seja ela de que forma for, é provável que estejas a ser guiado pela tua personalidade.
Quero salientar, por experiência própria, que tudo aquilo que desejas alterar na tua vida, é passível de ser modificável. Basta que te comprometas à séria, com a tua mudança de comportamento e passes à ação passo a passo. Assim vais cada vez mais, deixar para trás a personalidade e vais despertando a tua consciência para a essência e isto é um processo, que traz enormes benefícios na forma como depois escolhemos estar na vida, em alinhamento com a essência, a nos permitir dar voz ao coração e expressar realmente o que somos.
Como tudo na vida é questão de escolha, podes escolher ser guiado pela personalidade ou pela essência e está tudo certo!