O melhor Caminho para o Despertar

Todos nós, mesmo sem o reconhecermos, temos como principal objetivo o despertar espiritual, por isso dedicamos a nossa vida a procurar o melhor caminho para o conseguir. Para quem não tem essa consciência, os próprios acontecimentos diários os levam por um percurso natural, através da lei do Karma. Para aqueles que o fazem conscientemente, cada um à sua maneira certamente já adotou alguma prática em certo momento da vida.
Durante essa busca, muitos de nós aprendemos regras e ensinamentos, pomo-los em prática e deliciamo-nos durante algum tempo com entusiasmo. Fazemos progressos e sentimos uma enorme alegria com o que já conseguimos. Porém, por vezes, o processo é demorado e não temos paciência para tanto tempo de espera.
Desanimamo-nos e voltamos a procurar uma outra técnica que talvez seja mais eficaz. Voltamos a estudar com dedicação e conseguimos mais alguns progressos, mas rapidamente desistimos porque, entretanto, alguém nos disse que havia uma técnica nova, muito procurada e com grande sucesso. E acreditando que dessa vez é que acertamos, abandonamos novamente o que estávamos fazendo e começamos tudo de novo.
Assim é o quotidiano de muita gente. O tempo vai passando e pouco mais se consegue com tantos cursos, a não ser uma espécie de coleção de práticas. Acaba-se por saber muitas coisas, mas pouco de cada uma.
Sem dúvida que aprender algo novo é útil e importante; o conhecimento é essencial, e como diz o povo, este não ocupa lugar. É sempre bom saber mais e cada vez melhor, contudo, por vezes, é preciso acalmar e deixar de saltar de caminho em caminho porque corre-se o risco de andar em círculo e não chegar a lado algum.
Há que percorrer, praticar, por vezes errar e voltar a praticar. A persistência e os acontecimentos da vida levarão, passo a passo, à conquista de mais um degrau que leva à autodescoberta. Mudar de caminho constantemente leva-nos sempre ao princípio, nunca permitindo alcançar a excelência. A dedicação, pelo contrário, conduz-nos à sabedoria, ao conhecimento refinado da prática e dos meandros e segredos que permitem dar o salto.
Muitas são as técnicas disponíveis e todas são válidas. Podem ser percursos diferentes, mas todos com o mesmo objetivo, a iluminação; se algum destes trilhos é curto ou longo isso depende de nós, da nossa vontade e do nosso livre arbítrio. Escolha um e percorra-o até ao fim! Quando se quer uma coisa e não se desiste, acaba-se por conquistá-la.
Não desanime, porque o reencontro com o Eu é uma certeza, pois faz parte da essência da própria consciência. Nós é que nos desviamos do caminho demasiadas vezes e perdemos muito tempo para o reencontrar.
Mais cedo ou mais tarde todos lá chegaremos e sem precisarmos de sair do mesmo lugar. A meta está dentro de nós! O despertar é um mergulho em águas profundas na nossa própria consciência, onde finalmente ficamos Conscientes de que somos uma Consciência, parte da Consciência Universal.
“Diz o mestre:
Todos os caminhos vão dar ao mesmo lugar. Mas escolha o seu e vá até ao fim – não tente percorrer todos os caminhos.”
Maktub
Paulo Coelho
Referências
↑1 | Imagem presente em: http://livemind.com.br/caminhos-possiveis-para-vida/ |
---|