O Poder das Palavras
As palavras que utilizamos, influenciam diretamente a forma como nos sentimos. Elas possuem uma vibração, que ressoa em nós internamente e alteram o nosso estado emocional.
É muito importante, usar com sabedoria as palavras. Pois estas, têm um poder incrível de alterar o nosso dia a dia, as relações com os outros, a relação connosco mesmo e até influenciar os nossos resultados. Podemos escolher usar as palavras a nosso favor ou contra nós.
Se o teu discurso é negativo, vais experimentar uma reação negativa a nível interno. Se por outro lado, utilizas um discurso positivo e entusiasta a mesma reação corporal é disparada, mas desta vez positiva, que gera felicidade e bem-estar.
Para uma boa comunicação, é essencial usar a linguagem com precisão, para a obtenção de melhores resultados a todos os níveis da nossa vida.
Indico abaixo, algumas das palavras que devem ser alteradas na nossa comunicação, para potencializar a nossa força interior e nos levar a um maior nível de bem-estar.
Evite usar as palavras:
- “NÃO” – Quando utilizamos palavras como “não posso” ou “não consigo”, elas transmitem incapacidade pessoal. Para além disso, a nossa mente não reconhece a palavra “não”, porque ela processa imagens daquilo que dizemos e pensamos. Ex.: “Não pense num elefante azul”, pensou num elefante azul certo? Então ao invés disso, diz antes aquilo que tu queres.
- “TENTAR” (ser, ter, fazer) – Tem desresponsabilização por detrás e pressupõe a possibilidade de falha. Substituir por “VOU” (ser, ter, fazer) demonstra mais determinação e assume um compromisso.
- “MAS” – Nega tudo o que foi dito antes. Substituir pelo “E” quando indicado.
- “PROBLEMA” – Tem conotação muito negativa, dificulta a realidade, é pessimista e derrotista. Diz antes “DESAFIO”, pois o nosso cérebro adora desafios, logo cria uma emoção positiva. Experimenta: “A vida é um problema” ou “A vida é um desafio”. Sentiste a diferença?
- “FRACASSO” – Substitui por “RESULTADO”. Tudo é o resultado de tentativas e erros até encontrar o resultado expectável. Resultado também demonstra atitude positiva e aceitação.
- “ESPERO” – Suscita a dúvida. Já o “SEI” inspira confiança. Ex.: “espero conseguir fazer…”, “Eu sei que vou conseguir fazer…”.
- “SE” – Transmite incerteza e dá a ideia de desculpa. Utiliza a palavra “QUANDO” que transmite mais determinação e garantia.
- “DEVO, TENHO e PRECISO” – Indica que algo externo controla a tua vida. Dizer antes “QUERO, DECIDO e VOU” passa determinação, autoconfiança e autocontrolo.
Muda o teu vocabulário e a forma como te expressas e comunicas, para obter resultados positivos na tua vida e para elevares o nível de felicidade e bem-estar. Agora que sabes o poder das palavras, utiliza-as a teu favor.