Advento Espiritual de Natal 2019

Dia 19: O medo como obstáculo

[1]Imagem presente em: https://blog.spartancast.com.br/o-medo-de-receber-nao/

A vida é feita de pequenas conquistas em cada dia, seja no seio familiar, no meio profissional ou na realização dos desejos pessoais. Desde cedo idealizamos projetos ou o grande projeto de vida e tentamos trabalhar nesse sentido, mas por vezes as coisas nem sempre correm como desejaríamos e tomamos outro rumo.

Podemos apontar mil e uma razões para justificar os recuos ou contratempos que nos ocorrem e certamente muitas delas válidas, mas talvez a principal esteja bem dentro de nós e nem sempre o admitimos: O medo. O medo é uma barreira, um entrave, um verdadeiro obstáculo à evolução e à concretização de projetos.

É algo difícil de aceitar, por ser sinónimo de fraqueza, mas as nossas escolhas são determinadas pela força do ego que se alimenta do medo interior, invisível e irracional que nos acompanha noite e dia, momento a momento.

O medo impede-nos de tomar decisões, condicionando o nosso futuro de uma forma quase irremediável. Seja o medo de arriscar, de se relacionar, de fracassar, de amar ou ser amado. Por vezes arranjamos desculpas e mais desculpas para justificar as nossas opções de vida: não tenho tempo; não gosto disso; não me apetece; faço amanhã, etc. Tudo isto é a face do medo, a tentativa de fugirmos de enfrentar situações, pessoas, o desconhecido e muitas vezes o medo de ter medo.

Este é um obstáculo com um imenso poder, mas que pode ser quebrado, reduzido a nada. Sabem como? Através da tomada de consciência de que ele existe, da sua aceitação. Reconheçam a sua presença e observem-no de várias formas, de todos os prismas.

Imaginem que estão numa situação que o faça aparecer. Sem pânico ou vontade de fugir, sintam o seu efeito no momento presente. Observem-no friamente, com distanciamento, como uma coisa, olhem-no de frente e verão que aos poucos ele vai perdendo a força. Ao trazê-lo à luz da consciência ele se apaga porque é reconhecido como uma ilusão da mente.

Avalia este artigo

Referências

Referências
1 Imagem presente em: https://blog.spartancast.com.br/o-medo-de-receber-nao/

Vítor Augusto Mineiro

Sou Natural do Concelho de Santarém, onde resido atualmente. Como principal atividade profissional sou Professor de Matemática. Em novembro de 2000 obtive o 1.º grau de Reiki Usui Shiki Ryoho e em 2017 tornei-me Facilitador de Cura Reconectiva®. Desde tenra idade nunca aceitei uma visão materialista e fatalista da vida, mas sim como uma oportunidade para crescer e ir mais além na descoberta da minha verdadeira identidade. O Eu que julgo ser não sou Eu, mas sim uma ilusão do Ego.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atma Vidya Logo
0 Compart.
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
Pin